Contran restabelece prazo máximo para tirar CNH


Os cidadãos que já iniciaram a formação para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), agora tem 12 meses para concluir o processo. Tal normativa entrou em vigor no dia 1º de janeiro do corrente ano de 2022.
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) restabeleceu o período máximo de um ano para novos condutores.
No início da pandemia da covid-19, o órgão responsável pela CNH havia suspendido o limite para o término do curso de formação teórico e prático, haja vista que havia certa instabilidade no país com o fechamento de comércios e aumento significativo no número de infectados pelo vírus.
De acordo com a resolução, publicada em 28 de dezembro passado, os processos de primeira habilitação que até então foram abertos até o último dia de 2021 devem ser concluídos até o último dia de 2022.
Para se tornar condutor de veículos, é necessário cumprir algumas etapas, e a primeira consiste na aprovação psicológica para tirar a CNH.
Depois, é feito o exame de aptidão física e mental, que avalia capacidade de visão, força muscular, coração, pulmões e a saúde mental.
Após a aprovação em tais exames, se faz a formação especializada do condutor.
Os candidatos passam por 45 horas/aula de curso teórico, que, atualmente, pode ser feito de forma remota, em razão da pandemia.
Assim que aprovado no teste teórico, são agendadas aulas práticas, com no mínimo 20 horas/aula, tanto na categoria A para motocicleta, como na categoria B, para carro.
Terminadas as aulas práticas, o candidato vai para o exame de qualificação como motorista.

Conteúdo relacionado

Comente e participe conosco:

0 comentários

Últimos destaques

Acompanhe a RDR nas Redes Sociais

Leia também