O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), realiza no dia 9 de julho, às 14 horas, na sede da Seapa, em Goiânia (GO), a reunião da Câmara Temática de Estratégia, Competitividade e Políticas Públicas do Agronegócio do Estado de Goiás – O Agro é de Todos.

O encontro deve reunir representantes de cerca de 40 entidades do setor agropecuário e outras áreas, que integram o ‘conselho consultivo do agro’, para a apresentação do Planejamento Estratégico de Ações de Prevenção e Combate a Focos de Incêndio na Zona Rural do Estado de Goiás e também para a criação de um comitê técnico que vai atuar na prevenção aos incêndios e queimadas no meio rural.

Segundo o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça, a proposta é atuar, de forma conjunta, para promover ações que possam ajudar a prevenir incêndios na zona rural, mitigando impactos ambientais e danos socioeconômicos no Estado de Goiás. “Com a criação do Comitê Técnico, envolvendo diferentes entidades, será possível que cada instituição contribua na sua área de atuação, somando forças para combater esse problema que tanto afeta o campo, principalmente nessa época do ano”, informa.

O superintendente de Produção Rural Sustentável da Seapa, Donalvam Maia, destaca que o foco é a orientação, especialmente de quem vive no meio rural, e a adoção de medidas para reduzir a incidência de queimadas no campo. “Por meio de um planejamento estratégico, as entidades vão atuar desde o processo de levar informações e capacitações ao produtor rural até a realização de mutirões e fiscalizações no campo. Queremos manter o intercâmbio de ações, criando uma rede de contatos para compartilhar informações e resultados, sempre atentos à meta principal, que é prevenir os incêndios na zona rural”, relata.

Sobre a Câmara Temática “O Agro é de Todos”
A Câmara Temática de Estratégia, Competitividade e Políticas Públicas do Agronegócio do Estado de Goiás – O Agro é de Todos foi criada no dia 29 de março de 2019, na sede da Seapa. A proposta da Câmara, que atua como um ‘conselho consultivo do agro’, é aglutinar todos que integram o setor produtivo rural no Estado, por meio de um grupo de trabalho, para elaborar pautas positivas e propositivas do segmento, avaliação das principais diretrizes que norteiam o desenvolvimento agropecuário no Estado e no fortalecimento do setor em Goiás.