Últimas Notícias

Neste dia 12 de outubro, o município de São Luís de Montes Belos completa 68 anos de emancipação política. Situado numa área geográfica privilegiada na região Oeste de Goiás, sendo cortado pelas rodovias GO – 060, que liga Goiânia ao Estado do Mato Grosso e GO 164, chamada de rodovia dos bois, que liga o Norte ao Sul do estado, São Luís tem uma população estimada em 34.488 pessoas, de acordo com o IBGE.

O município, que até os anos 80 tinha sua economia voltada para a pecuária, tem evoluído na industrialização, após a instalação de indústrias nas áreas de laticínios, curtume e fios cirúrgicos.

O município é referência para a região na área da saúde com hospitais bem equipados, inclusive com leitos de UTI e clínicas com tecnologia avançada para a realização de exames. São Luís se destaca também na Educação, possuindo uma universidade pública e um centro universitário privado. Existem três lagos, sendo dois públicos e um privado e restaurantes renomados que proporcionam lazer para a juventude. São Luís de Montes Belos é considerada uma cidade pacata e segura, pelo baixo número de crimes e por ter uma polícia eficiente.

A história contada no site da prefeitura diz que a cidade de São Luís de Montes Belos teve seu início em uma fazenda, datada de 1857, que possuía o mesmo nome, onde nasceu o fundador da cidade, José Netto Cerqueira Leão Sobrinho. O nome da cidade se dá pelos belos montes ao lado da cidade, com a junção do nome da fazenda e com os belos montes, se deu o nome.

Em 1953, o governo do estado determinou a construção de uma estrada cortando o local, ligando a parte central do estado de Goiás com a região sudeste e também ao estado do Mato Grosso. Na medida em que as construções avançavam, os engenheiros João Neto de Campos Carneiro e Vicente Ferreira Adorno foram nomeando as serras, os córregos e os rios, relacionados a algum acontecimento ou data do dia.

A região da cidade de São Luís de Montes Belos pertencia ao distrito de Mossâmedes, consequentemente ao município da Cidade de Goiás, onde José Netto era vereador. Firminópolis era um município criado após a abertura política, que quis se apossar das fazendas da região de São Luís para cobrar impostos. Ao ter conhecimento das invasões, Jose Netto convocou uma reunião em julho de 1948 para dar início à emancipação de São Luís de Montes Belos.

A população se mobilizou em prol da causa e José Netto levou a questão à Câmara de Vereadores da Cidade de Goiás.
“Voltei a Goiás e fiz a exposição ao Prefeito de Goiás Hermógenes Coelho, e à Câmara de Vereadores, que tinha por dever de nos ajudar para defender a integridade do município que estava sendo invadido”, afirmou José Netto em entrevista. Após exposição na Cidade de Goiás, José Netto recebeu autorização para agir pela emancipação de São Luís.

Com a autorização do Prefeito, o fundador adquiriu mais terrenos nos arredores da fazenda que pertencia à sua família. As margens do “Barreirinho” José Netto junto com seu irmão Jutair Netto e os pioneiros da cidade, construiu ranchos, um galpão, uma farmácia, alojamento, armazém, açougue e uma cadeia, dando início a construção de São Luís de Montes Belos.
No dia 4 de outubro de 1948 foi votada a Lei que emancipou o município de São Luís de Montes Belos. No dia 17 de janeiro o município foi instalado.