Com o intuito de contribuir com os idosos para que eles consigam lidar com o isolamento social, por conta da pandemia do novo coronavírus, sem muito sofrimento, a professora e psicóloga, Esmeralda Santos dá dicas para as próprias pessoas idosas e também para os seus familiares. A profissional recomenda que o idoso tenha muita fé e que siga uma rotina de atividades prazerosas, como espreguiçar o corpo ao acordar, dar bom dia pra vida e, após o café da manhã, tomar sol que nos oferece vitamina D.

A psicóloga lembra que se abraçar é fundamental, já que é algo terapêutico, pois permite a gente sentir que está sendo abraçado por todos aqueles que amamos. Esmeralda salienta que cantar e pisar descalço na terra ou grama por alguns minutos do dia são práticas que também proporcionam bem estar ao ser humano.

Aos parentes ela pede que não se distanciem dos seus idosos. Mesmo que não estejam na mesma casa, que mantenham diálogo por mensagens e ligações, demonstrando que eles são importantes para a família.

Reportagem: Aparecido Eterno do Carmo DRT/GO 1581 – Rádio Vale da Serra