Sepultada hoje pela manhã em Iporá uma das pioneiras de Iporá, Dahir Evangelista de Araújo, ela faleceu aos 83 anos vítima de enfisema pulmonar, estava em casa, rua Francisco Sales ao lado do clube AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) Dahir, era irmã de Nair Araújo, leiga passionista, catequista e ministra extraordinária da comunhão eucarística por muitos anos.
Em contato com a professora aposentada Lourdes da Silva Pereira Santos, vizinha de dona Dahir desde 1980, e considerada por ela irmã de coração, conseguimos algumas informações importante sobre a história dessa mulher lutadadora.

Dahir Evangelista de Araújo, teve sua mãe falecida quando tinha só oito anos, ela e os irmãos lutaram bastante, principalmente Nair Araújo, as duas que optaram por ficar solteiras, e desenvolveram muitas atividades interessantes.


Dona Dahir

Ainda adolescente mudou-se para Araguaiana, onde se formou professora em um colégio interno, com educação muito rígida, as duas irmãs fundaram em Iporá um internato, era uma casa/abrigo para onde os moradores da zona rural enviavam seus filhos para morar e estudar.
Elas montaram duas casas, sendo uma ala feminina e outra masculina, a feminina era hoje onde está a AABB na Francisco Sales. Eram de muita confiança dos pais dos internos.

Formada professora voltou Dahir iniciou carreira na Escola à época dirigida pela Igreja Católica, Colégio Dom Bosco, prédio doado posteriormente ao estado, depois trabalhou no colégio Elias Araújo Rocha até sua aposentadoria.

O pai de O pai de Dahir era Joaquim Lucas Evangelista conhecido por Joaquim Berto, e a Mãe Ricarda de Araújo.
Dahir tinha os irmãos: Zico Berto, Ricarda, Goiano, Divino Berto dona de uma máquina de beneficiar arroz e Eloi Beto e de um segundo casamento de seu pai ela tinha dois irmãos: Goiás Americano do Brasil e Eleuza irmães da parte de Pai

Além dessa atividade no internato, as irmãs trabalharam muito tempo uma granja que tinha até uma função social ao repassar a preços acessíveis os miúdos do frango, atualmente ela trabalhava com um sócio a DN Mel Silvestre, que funciona até hoje.