Uma notícia ganha espaço no noticiário, os Pit Dogs de Goiás a partir de agora fazem parte do patrimônio imaterial, está determinado em lei. O governador Ronaldo Caiado (DEM) sancionou na tarde de ontem (8) de outubro, a lei estadual (originalmente projeto de lei de nº 2028/20) que torna Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Goiás a gastronomia e cultura dos pit dogs de Goiás.

A ideia partiu da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT), ela entende que essa lei vá proteger os trabalhadores do setor contra a invasão dos food trucks que estão vindo de outros estados a Goiás e estão substituindo as nossas tradicionais lanchonetes. A deputada vê aí uma ameaça de perda da cultura goiana com a possibilidade de futuras ações governamentais para a retirada desses estabelecimentos.

Esses pit dogs que ocupam praças públicas geram empregos e renda, são importantes por também propiciar lazer e preservar o costume da população. Levantamento feito pela equipe da Deputada Adriana Accorsi mostra que temos cerca de 3 mil pit dogs em Goiás.