A Engenharia tem sido generosa com São Luís de Montes Belos

Opinião:

Qualquer lugar ruim se torna lugar bom
Hoje minha reflexão visa enaltecer o papel da Engenharia, sobretudo a civil. Até 1994 quem imaginava que o local onde hoje está situada a Feira Coberta de São Luís seria ideal para que ela fosse construída? Ali naquele quarteirão ao lado do Centro de Ensino Especial Coronel Luiz Neto estava uma feira provisória com bancas de madeira, que mais pareciam poleiros de galinha, e instalada em cima de um terreno esburacado por conta da forte enxurrada que descia das ruas Jabaquara e Rio da Prata pela Rua Rio Doce.

O então prefeito, Hamilton de Brito, resolveu aquele problema construindo, com recursos próprios, aquela estrutura e melhorando as ruas ao redor com asfalto em cima de um terreno bem preparado, com galerias pluviais. Só quem conheceu aquele local antes dessas construções para acreditar no que eu digo.

Não posso deixar de citar outro local da cidade que se transformou por meio da Engenharia. Quem é que tem lembranças de como era o terreno da Praça do Espelho D´água dos Buritis até o ano de 2003? Um brejo, cheio de mato e lixo, além dos animais mortos que eram jogados na localidade, causando um mau cheiro insuportável.

Era um terreno acidentado também, que sofria muito na época das chuvas. O prefeito Edmilson Tatico resolveu adquirir o terreno, que pertencia ao fazendeiro e industrial José Alves da Costa. Depois de pagar o imóvel o então prefeito construiu, com recursos próprios, aquele moderno lago com uma linda praça, transformando o local feio e desvalorizado em local belo e valorizado, aumentando inclusive o valor dos imóveis ao redor.

O trabalho demandou um grande preparo, com galerias pluviais para evitar erosão e não deixar que enxurradas caíssem em cima da água do lago. Manilhas foram colocadas até por baixo do espelho.

Diante desses dois exemplos, quero hoje tirar o chapéu para os profissionais da engenharia que acompanham o nosso trabalho aqui na RDR. Vocês têm feito a diferença na estética de nossa cidade.

Aparecido Eterno
DRT: 1581

Conteúdo relacionado

Comente e participe conosco:

0 comentários

Últimos destaques

Acompanhe a RDR nas Redes Sociais

Leia também