Evento Cultural diversifica festas de fim de ano com mensagem de esperança


Celebrando a vida e rememorando as vítimas da Covid em Iporá, a rede de artistas, produtores e colaboradores da Toca oferta gratuitamente à população o evento Sete Tons de Esperança, com uma instalação artística na rua e um espetáculo de Teatro, Dança e Música nas mídias sociais do espaço cultural: @tocaenergiacriativa.
O evento Sete Tons de Esperança foi realizado pela primeira vez em 2020, quando a Toca construiu a proposta como forma de levar um pouco mais de leveza para a população em meio ao cenário de calamidade pública da pandemia. A qualidade do trabalho dos artistas garantiu o apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás para a realização desta segunda edição. Neste ano, a instalação artística iniciou dia 24 de dezembro e permanecerá aberta à visitação até dia 5 de janeiro, na esquina da Av. Minas Gerais com a Rua Joaquim Lucas, no Centro de Iporá. O horário de visitação é de seis da tarde até meia noite – às sextas e aos sábados, até duas da manhã.
O evento tem foco prioritário nas crianças e, segundo os produtores do evento, está sendo preparado um “reino mágico”, cercado de mistério e aventura. O trabalho artístico faz referência às origens do povo de Iporá e região, aos negros escravizados que foram trazidos para essa região para a extração de ouro no século XVIII, à tradição das Folias de Reis, entre outras referências. Um espaço repleto de luzes, cores, formas e uma trilha sonora que convida o público a entrar no espírito artístico da proposta.
A instalação na rua é também o cenário do espetáculo Quilombo Encantado, que será gravado nos primeiros dias do evento e disponibilizado na sequência nas mídias sociais da Toca. O espetáculo conta a estória desse reino mágico: todo fim de ano, abre-se o Portal da Esperança, um arco-íris que liga a Terra ao Quilombo Encantado, trazendo a Velha da Árvore, personagem com poderes mágicos que pode devolver, a cada ano, a esperança para aquele que está mais sem esperança – dessa vez, é a menina Dandara, que perdeu a mãe na pandemia. Dandara vive uma aventura pelos diversos cantos desse reino e trilha uma jornada de superação de seus maiores medos. Trata-se de Teatro Infantil para todas as idades que conta com atrizes e músicos de Iporá no elenco.
O evento é também um tributo às vítimas da pandemia em Iporá. Um dos espaços da instalação leva o nome de Rio das Lágrimas, em referência a esse contexto de luto pelo qual a comunidade passa. Outro ambiente, o Vale da Saudade, é composto por 146 máscaras, simbolizando cada uma das vítimas da Covid na cidade. Já no ambiente Recanto das Memórias, é feita uma homenagem ao Mestre Simeão, uma das vítimas e mestre de folia que já participou de diversas atividades culturais promovidas pela Toca nos últimos anos.
SETE TONS DE ESPERANÇA 2021
Realização: Toca
Produtora Executiva do evento: Cida Barros
Produtora de Comunicação do evento: Adriane Marques
Diretor de Arte da Toca: Eros Guimarães
Diretora Executiva da Toca: Roseli de Assis
Assessoria de Imprensa: Lizi Dalenogari

ARTISTES PARTICIPANTES
Walquíria Wal – Atriz
Roseli de Assis – Atriz
Pamella Barros – Artesã
Lucas Roberto – Músico
Gilson Catiara – Músico
Eros Guimarães – Músico
Cida Barros – Artesã

 

Conteúdo relacionado

Comente e participe conosco:

0 comentários

Últimos destaques

Acompanhe a RDR nas Redes Sociais

Leia também