Em entrevista ao Jornal RDR, edição dessa quinta-feira (30), Dra Daniela Sallum, Secretária de Saúde de Iporá, falou sobre o triste aumento de casos da Covid 19 nesse município, nas últimas 48 horas. Foram notificados 25 casos confirmados e 1 óbito. Até o momento de sua participação no Jornal, eram 217 pessoas diagnosticadas com a doença e 8 óbitos. Desses, 65 estão em tratamento, e os outros estão curados.

Diante dessa situação, a Secretária reafirmou a importância do uso correto da máscara por parte de toda população. Segundo ela, a utilização correta da máscara é fator determinante, para que os casos diminuam, isso, associado ao distanciamento social e a higienização das mãos. Sallum enfatizou que, a eficácia da máscara se dá a partir da troca necessária, evitando tocá-la com as mãos sujas, além de cobrir nariz e boca.

Ela ainda ressaltou a proibição de qualquer tipo de evento, festas e reuniões, dizendo que as ações punitivas por parte da Vigilância Sanitária Municipal, já estão e continuarão intensificadas. Em sua fala, Dra Daniela Sallum também salientou que “sair de casa com a suspeita da doença ou com o exame positivo para Covid 19 é crime, sujeito a detenção de 1 mês a 1 ano, além da multa.”

Apesar do comércio estar aberto, ficar em casa, sair só em casos de extrema necessidade, e seguir as recomendações repassadas pela equipe da saúde, é essencial para que haja o controle no número de casos. Dra Daniela concluiu sua fala dizendo que “o combate a esse vírus é uma batalha de todos nós”, e que cada um deve se sentir responsável por sua saúde e a do próximo, assim será possível controlar ou combater esse vírus. Sallum finaliza discorrendo sobre a importância da NÃO automedicação, que diante de qualquer sintoma, o importante é procurar as unidades de saúde para acompanhamento médico.