Mais uma decisão favorável ao Prefeito reeleito em Iporá, Naçoitan Araújo Leite, agora é do ministro Luís Roberto Barroso do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que lhe garante a diplomação e posse. A decisão liminar foi do Ministro Luís Roberto Barroso, porque o Judiciário está de recesso, e nestes casos o presidente do TSE que decide casos urgentes. Mas o relator é o Ministro Luiz Edson Fachin, que analisará o processo quando se findar o recesso.

O Ministro Barroso determinou a diplomação e a posse do Naçoitan, já que o Ministro Luis Felipe Salomão, também do TSE, teria concedido efeito suspensivo quanto a inexigibilidade, já que havia recurso do caso do helicóptero.

Enquanto o TSE não decidir a respeito, os efeitos da decisão que condenou Naçoitan ficarão suspensos. Antes havia uma decisão que suspendia os efeitos da decisão do TRE. Agora existe outra decisão determinando que seja, de fato, efetivada a diplomação e posse. No caso da decisão anterior, o Ministro Felipe Salomão, apenas declarou que o recurso teria efeito suspensivo.  Agora, com a decisão do Ministro Barroso, não é apenas um ato declaratório, mas uma determinação para que o prefeito eleito seja diplomado e empossado.

Recapitulando

O então candidato a prefeito em Iporá Pelo PSDB Naçoitan Araújo Leite, foi nas urnas reconduzido ao cargo com 33,59% dos votos válidos, 6.017 eleitores deram-lhe a vitória.

No entanto, a chapa vitoriosa, COLIGAÇÃO CONTINUAR E AVANÇAR foi impedida de ser diplomada e empossada pelo TER-GO, no fim de novembro, após julgamento de embargos declaratórios, o reeleito seria inelegível, já que havia sido cassado no dia 10 de setembro deste ano, por 4 votos a 3, em acusação de que a chapa do então candidato em 2016 teria utilizado um helicóptero para lançar panfletos contra um adversário durante a campanha.  O Ministério Público de Goiás considerou que houve abuso de poder econômico e gastos ilícitos de recursos na campanha. O acusado nega a acusação e luta contra a condenação.

Reportagem: Pedro Claudio – DRT/GO 1538 – Rádio Rio Claro