Seguindo o decreto estadual, o prefeito de Iporá Naçoitan Araújo Leite (PSDB) publicou nesta data, 31-03 o decreto que flexibiliza o funcionamento do comércio e instituições públicas.

Na justificativa, o autor da medida anuncia que segue orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde), que obedece a nota técnica da Secretaria Estadual de Saúde e que age em consonância com decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) e Ministério Público Estadual.

Em assim sendo, a partir desta data ficam autorizados o funcionamento de todas as atividades econômicas e não econômicas por 14 dias, permanecendo em forma de revezamento com a obediência de alguns requisitos.

O Comércio em geral, as igrejas são autorizadas a abrirem com a participação de metade da capacidade, e ainda, exigir o uso de máscara, não permitir a aglomeração e propiciar álcool 70 e/ou pia com sabão para higiene das mãos.


Presidente da CDL, Francisco de Assis Souza comemora esse decreto diz ele que o comércio não pode ser vilão da pandemia, que as lojas não são proliferadoras de COVID 19. Garante que todos os comerciantes estão trabalhando em obediência às autoridades sanitárias.

Também autorizados em Iporá o funcionamento das praças esportivas e academias, desde que não permitam aglomerações e que exijam as medidas protetivas recomendadas como as máscaras e higienização.