Uma ideia importada e que faz sucesso no Brasil a Black Friday, em 2019 será nesta sexta-feira, dia 29/11. É uma data muito esperada, esse evento é programado para a sexta-feira, após o feriado de ação de graças nos Estados Unidos. Em Iporá, a CDL, Câmara de Dirigentes Lojista, espera crescimento nas vendas, segundo um dos diretores Radivá Rocha de Carvalho. As empresas locais, sempre em dificuldade devido a concorrência com as vendas pela internet devem investir nas mídias locais, e aderir a esse modismo, orienta. Radivá diz esperar que os consumidores gastem no  comércio local os recursos de parte do FGTS liberados pelo Governo e garante ele, as vantagens de comprar no comércio local são grandes, Iporá por exemplo, compete em preços com grandes centros, os mercados vendem alimentos até mais em conta, e isso acontece no ramo de vestuário, calçadista e outros disse.

Mas se for comprar pela internet muito cuidado:

No twitter o  Ministério da Justiça e Segurança Pú[email protected] publicou um alerta:

A Black Friday está chegando. Fique atento! Veja o que você deve fazer para evitar problemas nessa data tão aguardada. Acompanhe as nossas dicas e faça boas compras.

Procure no site informações básicas sobre fornecedor;

Guarde todos os registros de suas compras;

Se ocorrer algum problema na compra, procure o consumidor.gov.br

 O que é Black Friday ?

De acordo com informações postadas na página  de buscas por descontos blackfriday.com.br,  Black Friday é: “Sexta feira Negra”, e tem origem incerta, mais muitas suposições.

Ninguém sabe dizer ao certo, há quem diga que a expressão nasceu no final do século XIX após duas instituições financeiras terem quebrado no mesmo dia em plena corrida do ouro. Coincidentemente, em uma sexta-feira.

Outra teoria conhecida é que o termo foi criado por policiais da Filadélfia na década de 60 para se referir ao dia após o feriado do Dia de Ação de Graças em que o trânsito se tornou um caos. Graças a isso, surgiu então uma grande oportunidade de venda para os lojistas que se aproveitavam disso e faziam diversas promoções para atrair quem passasse por lá.

Essa referência ao trânsito logo se expandiu e se tornou uma expressão local às ofertas, se transformando em uma grande tradição de compras.

No Brasil, a Black Friday chegou em 2011 com o portal Busca Descontos, e desde então cresce exponencialmente, batendo recorde de vendas ano a ano.

Diferentemente dos Estados Unidos, a Black Friday no Brasil começou como um evento exclusivamente online que passou para o varejo físico e atualmente atinge desde o pequeno até o grande varejista.

Reportagem: Pedro Claudio – DRT/GO 1538 – Rádio Rio Claro