O governador Ronaldo Caiado se reúne nesta segunda-feira (18), às 18h, com prefeitos de 32 municípios em busca de um acordo para viabilizar um novo decreto com normas para o isolamento social em Goiás. A reunião será por videoconferência.

Caiado afirmou nas redes sociais que busca um acordo que “leve em consideração a vida e a saúde da população goiana”. De acordo com o governador, alguns estudos apontam “problemas críticos relacionados à pandemia de coronavírus”.

O governador também prometeu ouvir os prefeitos sobre ações e também avaliar sugestões e se “colocar à disposição para viabilizá-las”. Caiado lembrou que sua última proposta, de retomar o rigoroso decreto que vigorou até 19 de abril, não foi aceito, mas afirmou que é preciso chegar a um acordo “urgentemente” para resguardar a vida.

Na última segunda-feira (11), o governador se reuniu com os prefeitos dos municípios do estado e falou que, diante do cenário de baixo isolamento, com Goiás registrando o índice mais baixo do país, seria necessário retomar um decreto bastante rigoroso, mantendo apenas atividades essenciais funcionando.

Prefeitos de cidades como Aparecida de Goiânia e Anápolis tiveram discurso semelhante, argumentando que o sistema de saúde dessas cidades têm baixa ocupação por Covid-19, e a flexibilização não pressionou os hospitais. Gustavo Mendanha (MDB) e Roberto Naves (PP), porém, garantiram que acatariam o decreto. O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB). Também ressaltou que segue integralmente qualquer norma estadual.

Por outro lado, o prefeito de Iporá, Naçoitan Leite (PSDB), foi muito crítico à proposta de Caiado e disse que não o acataria, mantendo o comércio funcionando na cidade. Entidades empresariais também se opuseram. Diante da falta de acordo, o governador se viu obrigado a adiar a publicação do decreto.

Prefeitos das seguintes cidades participarão

Águas Lindas de Goiás
Anápolis
Aparecida de Goiânia
Araçu
Aruanã
Caldas Novas
Catalão
Ceres
Cidade Ocidental
Formosa
Goianésia
Goiânia
Goiás
Itumbiara
Jaraguá
Jataí
Luziânia
Mineiros
Novo Gama
Padre Bernado
Pirenópolis
Planaltina
Professor Jamil
Rialma
Rio Quente
Rio Verde
Santo Antônio Descoberto
São Miguel Araguaia
Senador Canedo
Trindade
Uruaçu
Valparaíso de Goiás

Fonte: Diário de Goiás

>