No último sábado, 16 de maio, Dom Lindomar Rocha Mota tomou posse na Diocese de são Luís de Montes Belos como quarto bispo diocesano. A Celebração Eucarística, que aconteceu na Catedral São Luiz Gonzaga, contou com a presença de bispos, o clero diocesano, religiosos e religiosas, seminaristas, prefeito municipal e um representante de cada paróquia da Diocese, devido ao momento de pandemia.

A Solene Celebração começou às 17h, com a acolhida de Dom Lindomar na Catedral diocesana e em seguida, iniciou-se a Santa Missa. Dom Carmelo Scampa, agora bispo emérito da Diocese, foi quem iniciou a Celebração. Após a leitura das Letras Apostólicas, onde o novo bispo é nomeado para a Diocese de São Luís, Dom Lindomar foi empossado. Recebeu os cumprimentos de Dom Carmelo, predecessor imediato; do Pe. Márcio Jean, representando o Clero; da Ir. Dirlene, representando os religiosos; e da Sra. Lúcia Roque, representando os leigos.

Em sua homilia, Dom Lindomar enfatizou a alegria de iniciar o ministério episcopal e acolher a todos em seu coração, uma vez que, na Diocese, quem o acolhe são os que já estão servindo. Ainda, segundo ele, a chegada do novo bispo deve ser uma história de amizade entre bispo e presbitério, uma vez que são unidos pelo vínculo do amor e da amizade. Concluindo, Dom Lindomar exortou que, “somente na coragem de amar é que seremos chamados de discípulos de Jesus Cristo. Se devemos competir por alguma coisa, compitamos para ver quem ama mais. Esta deve ser a única competição existente entre nós. ”

Ao final da Celebração, o prefeito municipal, Major Eldecirio, desejou as boas-vindas ao novo bispo; o Pe. Joaquim, vigário geral, acolheu Dom Lindomar e lhe apresentou um breve “rosto” da Diocese e como esta caminhou nos últimos anos; Dom Waldemar, representando os bispos do regional Centro-Oeste da CNBB, também acolheu o novo bispo no regional. A ata da Posse Canônica foi lida pelo Pe. Paulo Ricardo, chanceler da cúria.

Estiveram presentes alguns bispos, representando o episcopado do regional Centro-Oeste: Dom Carmelo Scampa, bispo emérito de São Luís; Dom Waldemar Passini, bispo de Luziânia e presidente do regional Centro-Oeste da CNBB; Dom Eugene Rixen, bispo de Goiás e Dom José Francisco, bispo de Ipameri.