No final da tarde do sábado, 19 de setembro, a Diocese de São Luís de Montes Belos esteve reunida na Catedral São Luiz Gonzaga, em São Luís, para a Ordenação Presbiteral de quatro novos padres. Pela imposição das mãos de Dom Lindomar Rocha, bispo diocesano, foram ordenados presbíteros os diáconos Jânio Carlos, Laurito Nazaré, Luiz Carlos e Marcus Vinícius.

Em razão da pandemia, a participação na Solene Celebração foi reduzida. Apenas o Clero diocesano, religiosos (as), seminaristas e alguns familiares estiveram presentes na Catedral. Entretanto, centenas de pessoas acompanharam a Celebração através das redes sociais da Diocese e da Rede Diocesana de Rádio.

Na homilia, Dom Lindomar afirmou aos ordenandos que uma das missões do sacerdote é a de buscar a todos e, caso eles não cumpram essa missão, que é a de Jesus, eles estarão inventando uma missão própria e estéril. Ainda, segundo o bispo, “ou o sacerdócio frutifica em Jesus ou não frutifica. Torna-se invencionismo. Aí está o nosso Sumo modelo e vejamos como o está: pregado na Cruz, por amor a nós”.

Referindo-se ao Evangelho, Dom Lindomar reiterou que a primeira missão do sacerdote é a de, oportuna ou inoportunamente, celebrar a Santa Missa todos os dias. De acordo com ele, “não se pode tirar ‘férias’ de Jesus Cristo. Não é possível que nos afastemos d’Ele. Vocês estão começando o ministério agora, onde quer que estejam ou façam, celebrem a Santa Missa todos os dias”, concluiu Dom Lindomar, dirigindo-se aos ordenandos.

Ao final da Celebração, A Câmara Municipal de São Luís, representada pelo vereador Rochinha homenageou Dom Carmelo Scampa, em razão da presença atuante em São Luís nos últimos 17 anos. Ele recebeu a Comenda Pedro Miguel de Carvalho, maior homenagem que a cidade de São Luís confere a uma pessoa. Dom Carmelo foi a segunda pessoa a recebê-la, antecedido pelo Pe. Cornélio. Também Dom Lindomar recebeu o título de cidadão montebelense, como forma de acolhida ao município.

Com os quatro novos presbíteros, nosso Clero diocesano passa a ter 40 padres, sendo eles 32 diocesanos (autóctones) e 8 religiosos. Outra informação relevante é que a Ordenação do último sábado foi a primeira do episcopado de Dom Lindomar, desde a sua Ordenação em março deste ano. Agradeçamos ao Senhor da Messe por continuar a chamar operários para a sua messe, que ainda tanto necessita!