O médico Fausto Messias anunciou na RDR a criação do Centro de Inteligência que visa trabalhar no combate ao novo coronavírus em São Luís de Montes Belos. Fazem parte do grupo, médicos, enfermeiros e farmacêuticos que irão se reunir periodicamente para delinear estratégias de trabalho para a equipe de saúde pública municipal executar.

As alterações no protocolo de medicamentos e na forma de lidar com os contaminados estão sendo definidas de acordo com a situação de cada momento, levando em conta o número de contaminados pelo vírus e a porcentagem de isolamento social. Doutor Fausto destaca a importância do município tratar as pessoas na fase inicial da doença e em suas próprias casas.

Assim, no entendimento dele, será evitado o colapso no sistema de saúde. Sobre os testes rápidos ele explicou que não convém a pessoas fazerem no início dos sintomas, pois a tendência é de dar negativo, mesmo que o paciente esteja contaminado. O ideal, segundo o médico, é que esse tipo de teste seja realizado do 8º ao 12º dia de sintomas, para que o resultado seja confiável.

Reportagem: Aparecido Eterno do Carmo DRT/GO 1581 – Rádio Vale da Serra