VESTIBULAR DA UEG, resultado já disponível no site
UEG divulga resultado final do Vestibular 2021/1 – São oferecidas 3.200 vagas distribuídas em 30 cursos de diversas áreas. Cada uma das 85 classes terá duas vagas extras destinadas a alunos quilombolas. As provas foram para o vestibular UEG e para o Processo Seletivo para Refugiados e Portadores de Visto/Acolhido Humanitário

O Núcleo de Seleção da Universidade Estadual de Goiás publicou ontem, terça-feira, 13, o resultado final do Vestibular 2021/1. Confira aqui o Resultado final do Vestibular UEG 2021/1.O cadastramento e matrícula dos candidatos convocados em primeira chamada serão realizados entre 14 e 21 de julho, por meio do envio de imagem escaneada/foto dos documentos exigidos no Edital de Abertura do Vestibular UEG 2021/1.

O material exigido deve ser encaminhado para o e-mail da secretaria acadêmica do câmpus/unidade universitária da UEG, que oferece o curso para o qual o candidato foi classificado e convocado, conforme os locais e horários definidos no Edital de Convocação a ser publicado pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG|UEG).

A entrega das cópias autenticadas ou das cópias simples acompanhadas da documentação original para validação da matrícula será realizada quando o aluno iniciar as atividades presenciais no câmpus/unidade universitária em que estiver matriculado, de acordo com as normas a serem estabelecidas pela Universidade.

Futebol – Campeonato Brasileiro da Série B, ontem o Vila Nova só empatou com o Brasil de Pelotas sob seus domínios, estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, 0 a 0 foi o placar.
Os torcedores esperavam mais do time goiano, que jogando em casa e com um adversário que está na zona de rebaixamento. Com o resultado o Vila Nova fica na 10ª colocação com 14 pontos e volta a campo domingo próximo no estádio Rei Pelé contra o CRB. Hoje será a vez de o Goiás entrar em campo, 19h no estádio Rei Pelé contra o CSA.

E pela Copa do Brasil, o representante Goiano ainda na Competição, Atlético Goianiense joga nas oitavas de final contra o Atlético do Paraná dia 28 de julho e o jogo decisivo dia 05 de agosto.

Casa da Peta completa 22 anos e abre as portas para aprendizes
A empresa familiar Casa da Peta está comemorando hoje dia 14, os seus 22 anos de existência, nossa reportagem foi até lá hoje para lembrar a data. O empreendimento é do casal Luiz e Célia e marcou uma nova história na vida da família que até então trabalhava em atividades voltadas para a zona rural, em fazendas e recinto de leilão. Fizeram uma mudança radical, e segundo diz o Luiz, começou a atividade por uma necessidade, diz ele que abre as portas da empresa para pessoas interessadas em aprender essa atividade.


Contagem regressiva para o encerramento das inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021: o prazo para se inscrever termina às 23h59 desta quarta-feira, 14 de julho
.
Os interessados devem realizar o processo por meio da Página do Participante. Nesse mesmo ambiente virtual, também é possível solicitar atendimento especializado. É necessário estar atento a alguns aspectos para evitar contratempos.

Todos os interessados deverão se inscrever, independentemente de terem adquirido a isenção da taxa de inscrição.
A pessoa também deverá indicar a unidade da Federação e o município onde deseja realizar o exame, além de optar pela modalidade de prova (impressa ou digital). Após concluir a inscrição, não será possível alterar essa opção. O Enem Digital será exclusivo para quem já concluiu o ensino médio ou está concluindo essa etapa em 2021.

Os participantes que desejarem fazer o exame para fins de autoavaliação — os chamados “treineiros” — deverão se inscrever para o Enem 2021 impresso.

Sobre a taxa de inscrição – no caso dos não isentos, o prazo para pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 85, vai até a próxima segunda-feira, 19 de julho. O boleto deve ser gerado por meio da Página do Participante. A inscrição será confirmada somente após o processamento do pagamento da taxa.

Novidade para este ano, a versão digital terá recursos de acessibilidade para a realização do exame. Os participantes que tiverem pedido de atendimento aprovado pelo Inep poderão realizar, por exemplo, prova ampliada e super ampliada
.
Outra novidade desta edição se refere à aplicação das modalidades do exame: as duas versões (impressa e digital) terão as mesmas provas, com itens iguais e mesmo tema de redação. Além disso, tanto a versão impressa quanto a digital serão aplicadas nos mesmos dias: 21 e 28 de novembro.

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes.

Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Prefeito de Piranhas acolhe recomendação do Ministério Público e exonera comissionados
O representante do ministério Público da comarca de Piranhas, promotor de Justiça João Luiz de Morais Vieira, recebeu informação de um possível caso de nepotismo na administração publica municipal em Piranhas, cidade na região Oeste de Goiás, 100 quilômetros de Iporá.
Após verificar a noticia recebida a promotoria tratou de oficiar o chefe do poder executivo, prefeito Marços Rogério Candido Leite com uma recomendação, o ofício foi enviado no dia 23 de junho e já em primeiro de julho prontamente atendido. O Prefeito preferiu obedecer, evitou o dissabor de um futuro possível processo.

O caso:
O motivo da recomendação do Ministério Público de Goiás seria o caso de dois servidores nomeados em comissão e que são parentes do secretário municipal de Administração, Sebastião Francisco da Silva Júnior.
O promotor de Justiça João Luiz de Morais Vieira, argumentou que o ato estava em desacordo com a lei, e decisão já tomada pelo Supremo Tribunal Federal, que veda a prática do nepotismo na administração pública direta e indireta em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios.

É vedada a a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal”.

O promotor alertou ainda na recomendação, que, na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a prática de nepotismo configura grave ofensa aos princípios da administração pública, em especial aos princípios da moralidade e da isonomia, enquadrando-se, dessa maneira, no artigo 11 da Lei nº 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa).
Manda quem pode, obedece quem tem juízo.

Pessoas que escolhem vacina da COVID 19 vai para o fim da fila em algumas cidades, São Luís de Montes Belos não revela
É crescente o número de municípios brasileiros que decidem mandar para o fim da fila de imunização as pessoas que se recusam a tomar ou querem escolher o fabricante da vacina contra a Covid-19. A medida adotada por gestores de saúde é uma reação aos cidadãos conhecidos como “sommeliers de vacinas”, que desconfiam da eficácia e segurança de alguns imunizantes usados no País.

Em Itajubá, no sul de Minas Gerais, diante do aumento de casos em que algumas pessoas queriam escolher a vacina de acordo com a marca, a prefeitura publicou um decreto em que esses cidadãos são encaminhados para o fim da fila de imunização. Assim, apenas quando todos os maiores de 18 anos receberem a vacina, é que o grupo poderá receber o imunizante.
Esse assunto foi abordado por Aparecido Eterno, em São Luis de Montes Belos estão evitando antecipar a vacina que será aplicada, a pessoa é informada na hora…..