Neste domingo, 31 de janeiro, e no próximo, 7 de fevereiro, serão realizadas as provas da versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio Enem. A primeira aplicação do Enem Digital requer atenção redobrada dos participantes, que terão de lidar com um novo sistema de provas. Para esclarecer todas as dúvidas e evitar qualquer imprevisto, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) preparou um vídeo com passo a passo que instrui o participante desde a identificação até a conclusão da prova.


O conteúdo está disponível na Página do Participante e é imprescindível para todos os inscritos do Enem Digital. O vídeo explica que, ao acessar o sistema de provas, o participante deve ler e conferir todas as informações no botão “Instruções da prova”. Após autorização do chefe de sala, o inscrito deverá inserir, utilizando o teclado virtual, a chave de acesso que estará impressa na folha de rascunho personalizada.
O inscrito poderá conferir e confirmar os dados pessoais, caso as informações estejam corretas. Depois de concluir essa etapa, o participante poderá iniciar a prova. Durante o exame, é possível visualizar a grade de questões da prova e selecionar a questão que deseja responder na ordem de sua preferência. A opção “Proposta de redação” estará ativada no dia da prova, mas, ao clicar nela, o participante terá acesso apenas ao tema, visto que a redação será realizada em material impresso.
Para pausar o exame quando for ao banheiro, por exemplo, o participante deve usar o ícone do cadeado e escolher a opção “Sim, pausar”. No entanto, o tempo de pausa não será compensado ao final da prova. Para retomar o exame, basta inserir novamente a chave de acesso. O sistema permite também que o participante sinalize as questões que quiser destacar, em caso de dúvidas.
Ao final da prova, o participante deverá verificar as respostas e inserir, mais uma vez, a chave de acesso para concluir a prova. O auxiliar de tecnologia irá inserir a chave de autenticação e confirmar o recebimento da prova.
Portões – Assim como na versão impressa, os portões dos locais de aplicação serão abertos às 11h30 (horário de Brasília) — meia hora mais cedo do que o previsto em edital. Assim, o participante terá até uma hora e 30 minutos para acessar o local de prova. Essa é uma das medidas de segurança adotadas pelo Inep em decorrência da pandemia de COVID-19, com o objetivo de garantir uma aplicação segura. Os portões fecham às 13h e as provas começam às 13h30. O término da aplicação regular deste domingo será às 19h.

Reportagem: Pedro Claudio – DRT/GO 1538 – Rádio Rio Claro